As nossas emoções podem afetar a forma como vemos as cores?

vl_mocatriste-insta

 

Já sabemos que cores podem ter um impacto no nosso humor – positivo ou negativo. Algumas podem inspirar sentimentos bons, outras nem tantos. Mas o contrário também é verdade? O nosso humor pode, afinal, afetar a forma como vemos as cores?

 

A resposta é simples: o nosso humor afeta a forma como percebemos o mundo. Quando estamos estressados, coisas que passariam batido antes passam a nos deixar ainda mais irritados. Quando estamos felizes, coisas que poderiam te incomodar antes não são mais um problema. E, dependendo das nossas emoções, você pode até ver cores de uma forma diferente!

 

Há um estudo com 127 estudantes em que eles tiveram que assistir um vídeo emocionante – uma parte assistiu um feliz e outra assistiu um triste. Depois disso, foram mostradas 48 cores meio apagadas e eles tiveram que apontar quais eram vermelhas, quais eram amarelas, quais eram verdes e quais eram azuis.

 

O estudo concluiu que os participantes que assistiram a parte triste do vídeo não conseguiram identificar as cores azuis e amarelas tão bem quanto os que assistiram a parte feliz, enquanto as outras foram identificadas sem problemas.

 

Ou seja: as pessoas tristes tiveram problemas identificando o azul e o amarelo. Incrível, não?

 

Fonte: Vision Source

Voltar para o blog