Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

5 dicas para usar o computador e não comprometer a saúde ocular

Neste mundo moderno, é difícil encontrar alguém que não passe um bom tempo diário dedicado a usar o computador. Seja para trabalhar ou para se divertir, trata-se de um recurso mais do que presente no nosso dia a dia, mas que pode prejudicar a saúde ocular se houver excessos. Confira a seguir 5 dicas importantes de certos hábitos relacionados ao uso do computador para viver melhor e com mais saúde ocular:

1. Usa o computador por muito tempo seguido? Faça pausas

Assim como qualquer outra parte do corpo, os olhos são compostos por músculos que precisam ser estimulados. Quando usamos o computador, a musculatura dos olhos fica sem estímulos, já que ficamos focados em apenas um ponto, uma só distância focal. Para exercitar a musculatura dos seus olhos, faça pausas regulares e foque a vista em pontos distantes e próximos. Desta forma, a musculatura dos olhos fica estimulada e mais saudável.

2. Como está o brilho do seu monitor? Ajuste-o até um ponto confortável

Ao usar o computador, a sensação que você tem é a de estar olhando diretamente para uma lâmpada? Neste caso, é importante rever os níveis de brilho e contraste do seu monitor. Estes níveis devem estar naquele ponto considerado o mais confortável para a sua visão. Além disso, é necessário que a iluminação no cômodo em que você está seja compatível com a luminosidade do monitor: não use o computador com o brilho no máximo em uma sala escura, por exemplo. Isso também vale para celulares e tablets.

3. Quando foi a última vez que você visitou o oftalmologista? Lembre-se da importância da prevenção

Muitos problemas oculares graves podem ser completamente curados se diagnosticados cedo. Mesmo que você não esteja sentindo incômodo na sua visão, é importante fazer uma consulta com o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, independente se você usa óculos ou não. Mantendo um acompanhamento médico com o seu oftalmologista, a sua saúde ocular fica protegida de imprevistos.

4. Use o F.lux

O F.lux é um programa para computador que serve para aliviar muitos dos efeitos negativos descritos no item 2. Só que ele não trabalha exatamente com brilho e contraste: ele configura o nível do branco para que a imagem do monitor fique confortável para os olhos conforme transcorre o dia. Com uma instalação simples, ele irá modificar a coloração do seu monitor, ficando com tons mais quentes à noite (quando há mais luz artificial) e mais frios durante o dia (quando há a luz do sol).

5. Use o bom senso

Qualquer atividade realizada em excesso possui grandes chances de fazer mal. Se você já está sentindo cansaço por trabalhar muitas horas, não insista ao permanecer diante do computador, pois os efeitos nocivos da exposição ao monitor virão de forma aumentada. Respeite a saúde do seu corpo e descanse. Isso vai fazer bem para a saúde dos olhos e do resto do corpo.

Seguindo essas dicas, o uso do computador não terá efeitos negativos sobre a saúde dos seus olhos. Afinal, ele é parte integrante do fluxo de trabalho de muita gente. Então, o ideal é adaptar os seus hábitos para ter mais saúde.

Lembre-se da improtância de consultas oftalmológicas regulares. Marque a sua consulta conosco através do site.