Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Afinal, qual a cor deste vestido? Nós temos a resposta

Esta imagem ganhou as redes sociais e explodiu em popularidade. Toda a polêmica gira em torno das cores deste vestido. Para você, qual a coloração dele? Experimente perguntar para outras pessoas: pode ser que elas dêem respostas diferentes. Há quem veja as cores branca e dourada. Há também os que vêem azul com preto.

vestido-ilusao

Pode parecer um mistério, mas existe uma resposta certa para esta questão:

Ambas respostas estão corretas.

Este fenômeno pode ser classificado como uma ilusão de ótica, já que brinca com as percepções de cores dos nossos olhos em níveis tão sutis que acabam variando de pessoa para pessoa. Podemos dizer que os olhos são responsáveis por “corrigir” muitos problemas de cores para a nossa conveniência.

A foto do vestido não foi tirada nas configurações ideais. A câmera usou exposição demais e um balanço de branco incorreto, gerando uma imagem distorcida. Estes níveis ajudam a corrigir a cor com base na iluminação do ambiente. Afinal, quando tiramos uma fotografia em um lugar com luz amarela, a câmera automaticamente corrige esta cor pelo branco. Na foto do vestido, o branco não está ajustado corretamente e, ainda por cima, há exposição demais à luz.

Neste momento, os nossos olhos e cérebro entram em ação para corrigir o problema para nós. A nossa vista tenta ajustar estes problemas e deixar a imagem coerente ao nosso ver. Só que a variação de tons desta imagem é muito sutil e o ajuste de cores acaba variando de pessoa para pessoa.

Portanto, há olhos que ajustam a coloração mais para o branco e dourado e há aqueles que corrigem as cores mais para o azul e preto. E também existem aqueles que ora vêem uma cor e, em outro momento, acabam vendo outra.

Um efeito semelhante é obtido nesta ilusão de ótica:

ilusao-xadrez

O nosso cérebro tenta adaptar cada quadrado ao seu ambiente e acaba tornando-os diferentes ao nosso ver. Só que são o mesmo tom de cinza. Diferente da foto do vestido, esta ilusão de ótica é mais óbvia e não tem variação de pessoa para pessoa.

Mistério resolvido? Para você, qual a cor deste vestido, afinal?