Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

blefarite

Muitas vezes, negligenciamos os cuidados com a região dos olhos. Mas a verdade é que eles estão suscetíveis a diversas contaminações, já que podemos coçá-los com as mãos ou não usar lentes com proteção adequada contra os raios solares.

Uma condição ocular muito comum é a blefarite, um problema ocular que consiste na presença de colônias de bactérias nas pálpebras. Esse excesso deixa a pele da região mais oleosa devido a uma disfunção das glândulas que produzem a lágrima.

Muitas vezes, a blefarite é confundida com conjuntivite, calázio e olho seco, e também pode estar associada a dermatites.

Os sintomas geralmente se caracterizam como irritação na área, olhos lacrimejantes, coceira, olhos e pálpebras vermelhos e até mesmo dor e diminuição da visão. No entanto, a doença tem fases assintomáticas também – portanto, é importante haver um acompanhamento oftalmológico regular.

A situação mais comum que pode originar blefarite é o mau armazenamento e limpeza de lentes de contato.

Caso seu diagnóstico seja realmente blefarite, o tratamento consiste em higiene palpebral a longo prazo. Pode-se usar uma mistura de água com shampoo neutro, compressas mornas de limpeza e o uso de pomadas antibióticas.

Apesar de parecer minucioso, o tratamento não é complicado, mas fundamental para a qualidade de visão e de vida do paciente. Agende sua consulta conosco e tenha um diagnóstico correto.