Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

O que é degeneração macular?

Algumas doenças oculares aparecem apenas com o avanço da idade. E este é o caso da degeneração macular, que é a primeira causa de perda de visão depois dos 50 anos.

A mácula é localizada na parte central da rotina e lá está a maior quantidade de fotorreceptores, que são os encarregados dos detalhes que enxergamos.

A degeneração macular é causada por depósitos de resos celulares, formando cristais no fundo do olho (drusas) que destroem os fotorreceptores e causam a proliferação de vasos sanguíneos sob a retina. Com isso, há a formação de cicatrizes que comprometem a visão central e também a percepção das cores.

Apesar de não se saber ao certo a causa da doença, há alguns fatores de risco que podem facilitar seu desenvolvimento, como:

– Predisposição genética
– Exposição ao sol
– Hipertensão
– Obesidade
– Ingestão de muita gordura vegetal
– Hábito de fumar

Sintomas
Na fase inicial da doença, a perda de visão costuma ser pouco perceptível, mas ao avançar, os sintomas são:

– Visão borrada
– Pontos luminosos
– Manchas no centro da visão
– Diminuição da sensibilidade aos contrastes da luz
– Dificuldade de adaptação no escuro
– Linhas distorcidas

Diagnóstico e Tratamento
A degeneração macular pode ser diagnosticada a partir de um exame de fundo de olho, e confirmada com retinografia e angiofluoresceinografia.

Já o tratamento começo com mudanças no estilo de vida: diminuir o consumo de gorduras e controlar a pressão arterial é recomendado, além de adotar uma dieta rica em fibras e também abandonar o cigarro.

A proliferação dos vasos sanguíneos também pode ser controlada por terapia fotodinâmica, injeção intraocular e em algum casos, remoção cirúrgica.

Mantenha seus exames oculares em dia para que, ao receber um diagnóstico, ele seja precoce e livre de complicações.