Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

O que é daltonismo?

O daltonismo é uma deficiência visual em que a pessoa não consegue reconhecer determinadas cores. Pode parecer uma condição distante, mas existem cerca de 180 milhões de pessoas daltônicas em todo o mundo.

A causa do daltonismo é genética e está ligada ao cromossomo X. O que acontece é um problema com os pigmentos de algumas cores em células nervosas do olho. No entanto, algumas outras condições podem levar ao daltonismo. As principais são: diabetes, Alzheimer e Parkinson.

Tipos de daltonismo

O daltonismo também se manifesta de maneiras diferentes, e existem 3 principais tipos:

Protanopia: esse é o tipo mais comum de daltonismo, que é caracterizado pela diminuição ou completa ausência do pigmento vermelho. A falta da cor vermelha faz com que a pessoa passe a enxergar tons de marrom, verde ou cinza.

Tritanopia: este é o tipo mais raro, e interfere na diferenciação e reconhecimento das cores azul e amarelo. Neste caso, a pessoa não perde totalmente a percepção do azul, mas o enxerga em tonalidades diferentes. Já o amarelo vira rosa claro, e as pessoas que têm a tritanopia não conseguem enxergar a cor laranja.

Deuteranopia: pessoas com esse tipo de daltonismo não conseguem perceber a cor verde. Para elas, tudo que é verde, é visto em tons de marrom, como a protanopia. Ao verem uma árvore, elas enxergam como se ela fosse de uma cor só.

Sintomas

O daltonismo é uma condição relativamente fácil de ser diagnosticada, e seus sintomas apresentam intensidades diferentes de acordo com o tipo. Se você ou alguém que você conhece tem dificuldade para enxergar cores ou não consegue diferenciar tonalidades, é provável que seja daltonismo. Às vezes, os sintomas são tão leves que algumas pessoas nem percebem que são daltônicas. Em crianças, o daltonismo é geralmente identificado na idade em que as crianças começam a aprender as cores.

Consulte seu médico regularmente para ser sempre diagnosticado de forma correta. Você pode agendar sua consulta clicando aqui.