Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Dia Mundial da Saúde Ocular: data reforça a importância de se dedicar cuidados a sua visão

Dia 10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular, data em que a comunidade médica aproveita para alertar a população sobre a cegueira e outras condições que podem trazer risco para a nossa visão.

A visão requer cuidados e a prevenção é primordial. Quando tomamos os devidos cuidados com nossa visão, muitas doenças podem ser evitadas. É só fechar os olhos por alguns segundos para nos darmos conta da falta que ela nos faz, e o quanto é importante dar toda nossa atenção

Entre as causas de problemas na visão estão a retinopatia diabética (lesões na retina devido a alta concentração de açúcar nos vasos sanguíneos), a ametropia (problemas como miopia, hipermetropia astigmatismo e presbiopia), catarata, glaucoma, entre outras. A catarata é uma das principais causas da cegueira que tem tratamento, e representa mais de 48% dos casos de cegueira no mundo.

Inclusive, a maioria dessas doenças pode ser evitada. Fazer exames regularmente é muito importante para evitar problemas como o glaucoma, uma doença que afeta o nervo óptico causando lesões que transformam a visão de maneira gradual e pode inclusive conduzir a pessoa a cegueira. É uma doença que age lentamente e vai dando sinais ao paciente – a prevenção e o tratamento precoce fazem toda diferença.

A saúde ocular merece especial atenção e cuidado preventivo frequente, e para evitar problemas, procure consultar seu oftalmologista periodicamente e esteja sempre alerta aos sinais e mudanças em sua saúde ocular. Marque uma consulta conosco através do site.