6 mitos e verdades sobre catarata

Muito vem se falando sobre a cirurgia de catarata, após alguns incidentes terem sido noticiados na mídia. Para desmistificarmos o assunto, separamos algumas perguntas e respostas envolvendo mitos, verdades e cuidados que você deve tomar acerca da doença.

Veja a seguir:

1 – A catarata é uma película que se forma sobre os olhos?
Na verdade, não. Ao contrário da crença popular, a catarata não é uma espécie de “película” que se forma sobre a superfície do olho. É uma alteração na transparência da lente que existe dentro do olho, tirando gradativamente a nitidez da visão com o decorrer do tempo.

2 – Algum colírio é capaz de permitir a cura da catarata?
Não. A evolução da doença varia de pessoa para pessoa, mas o tratamento da catarata só é possível através da cirurgia.

3 – É possível evitar a catarata?
Não existe nenhum método efetivo para evitar a opacificação do cristalino com o passar da idade, mas algumas dicas podem ajudar a retardar o aparecimento da catarata e prolongar a saúde da visão. É recomendável evitar o consumo de cigarro, manter uma dieta balanceada que inclua frutas e vegetais e cuidar bem de outras doenças, como o diabetes, além de proteger os olhos com óculos escuros.

4 – A catarata é hereditária?
A catarata congênita pode sim ser hereditária, já a catarata senil, não. Faz parte do processo normal de senilidade ocular. No entanto, a velocidade de envelhecimento e da opacificação do cristalino pode depender sim de características hereditárias.

5 – Preciso esperar a catarata “amadurecer” para então operar?
Isso é coisa do passado. Graças aos avanços da medicina, que tornaram o procedimento muito mais seguro aos pacientes, a cirurgia de catarata é indicada sempre que a doença interferir nas atividades diárias de qualquer pessoa.

6 – É possível se livrar do uso dos óculos operando a catarata?
Sim, na maioria dos casos. Atualmente, existe uma grande variedade de lentes para a cirurgia de catarata. As mais recomendadas são as dobráveis de acrílico, pois são inseridas em uma pequena incisão e proporcionam uma recuperação visual mais rápida e segura.

Cuide da sua saúde ocular e previa-se contra o surgimento da catarata e outras doenças. Clique em “Fale Conosco” em nosso site e agende sua consulta.