Buraco de Mácula

O buraco macular é uma doença que afeta a Mácula, situada no centro da retina, formando um buraco crescente, capaz de diminuir a acuidade visual central. Ou seja, o paciente perde a capacidade de ler e enxergar diretamente, mas não sofre perca de visão periférica. Homens e mulheres com mais de 40 anos possuem maior pré-disposição.

Sintomas

Alguns dos sintomas de Buraco de Mácula são, baixa percepção visual, distorção na imagem dos objetos, visão dupla e dificuldade para leitura.

Evolução da Doença

Estágio Inicial Estágio Intermediario Estágio Avançado

Causas do buraco de mácula

Podem haver várias causas para a doença, como traumas, processos inflamatórios oculares ou miopia. A força natural exercida pelo vítreo também pode ser uma das causas. Com a idade, o vítreo tende a ficar mais liquefeito e a ganhar mais mobilidade intraocularmente.

Buraco macular tem cura?

Sim, em estágios iniciais o paciente pode recuperar totalmente a visão. Por isso, é importante o acompanhamento oftalmológio regular, para não permitir que a doença chegue a um estagio avançado.

agende uma consultaentre em contato

Tratamento

O tratamento para o Buraco de mácula é cirúrgico, a vitrectomia.

Cirurgia

Na Vitrectomia é feita a remoção da membrana epirretiniana, um tecido delgado semelhante a um papel celofane que se desenvolve sobre a retina. Após a Vitectomia o quadro do paciente pode evoluir para uma catarata, por isso, em alguns casos realiza-se a cirurgia de catarata ao mesmo tempo para evitar um problema futuro.

Conheça a cirurgia de vitrectomia!

Importante:

Todas as informações contidas nesse site tem carácter informativo e educacional. Nenhuma providência deverá ser tomada sem consultar o seu oftalmologista, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.