O olho humano

A beleza do olho humano O olho humano, também conhecido como globo ocular, é responsável por um dos sentidos mais importantes para o ser humano, a visão.

Um fato interessante é que os neuroanatomistas consideram que, na verdade, a visão engloba dois sentidos: percepção da cor (feita pelos cones) e percepção de luminosidades (feita pelos bastonetes).

O tipo e a quantidade de pigmentos na íris do olho determina a sua cor. Característica que é herdada geneticamente.

Em todas as fases da vida, o acompanhamento de um oftalmologista é essêncial, para garantir o bom funcionamento dos olhos, diagnosticar problemas precocemente e previnir o aparecimento de doenças oculares.

agende uma consultaentre em contato

Anatomia

Resumidamente, o olho humano situa-se dentro de uma cavidade óssea e é protegido pelas pálpebras. Na camada interna, está a retina. Na camada média, encontram-se o cório, acoróide, uvea, íris e o corpo ciliar. Na camada externa, a córnea e a esclera, que serve para proteger os olhos. Já no seu exterior, possui 6 músculos responsáveis pelos movimentos.

Funcionamento

Assim que os olhos focam algum objeto, a imagem chega primeiro a córnea e a atravessa chegando a íris. A íris então, reguia a luz recebida através da pupila. Depois disso, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina.

A retina fica responsável por transformar essas ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que finalmente são decodificados pelo cérebro.