Teste de Snellen

Este teste pode ser influenciado por um grande número de fatores: Iluminação, ofuscamento local e resolução do monitor. A linha azul Estandartizada deve ser medida em centímetros no monitor ou impressa e medida no papel. A medida em centímetros deve corresponder à distância em PÉS que você deve ficar do monitor; mas, para simplificar, podemos dizer que cada centímetro da linha azul corresponde a 33 centímetros da distância da tela. O teste deve ser feito com um olho de cada vez, com seus óculos para longe se você os usar.

Deve ser anotada a última linha dentre as 6 existente, de cima para baixo, em que você leu a maioria das letras que a compõe.

Primeiro Teste

A letra maior acima e ao centro corresponde a uma visão de 20/200. Uma pessoa que não consegue enxergá-la, mesmo com o melhor óculos possível, é considerada "legalmente cega". As letras T e B laterais correspondem a 20/100. A segunda linha é considerada 20/50. Uma pessoa com a melhor visão entre 20/50 e 20/100 é considerada legalmente incapacitada para exercer atividades que exijam leitura muito prolongada e trabalho com números. A terceira linha é considerada 20/40. É a "linha de reprovação" do exame de vista para tirar ou renovar carteira de motorista. Você deve ser capaz de ler a maioria das letras dessa linha para não ter problemas no seu exame!!! As três últimas linhas correspondem a 20/30, 20/20 e 20/10.

A visão considerada normal (100%) corresponde à linha 20/20, ou seja, a penúltima. O limite máximo de uma visão considerada normal está em torno de 20/15.

<< voltar

Importante:

Todas as informações contidas nesse site tem carácter informativo e educacional. Nenhuma providência deverá ser tomada sem consultar o seu oftalmologista, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.