Cirurgia de catarata (facoemulsificação)

O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino com catarata. Atualmente, as técnicas estão mais modernas e seguras, garantindo uma recuperação extremamente rápida. O Hospital Visão Laser utiliza a moderna técnica de facoemulsificação. Com esta técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (de dois milímetros), aumentando a segurança do procedimento. O cristalino é, então, removido e substituído por uma lente intra-ocular. A cirurgia de catarata com a microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.

Catara avançada
Catara leve
Sem catarata

imagem meramente ilustrativa

Quando a catarata deve ser operada?

Antigamente era necessário esperar a catarata ficar "madura", ou seja, avançada, para a realização da cirurgia. Hoje em dia, com as modernas técnicas e aparelhos, a recomendação consensual é que a cirurgia seja indicada nas fases iniciais da catarata, pois o procedimento torna-se muito mais rápido, fácil e seguro. Além disso, o tempo de recuperação é menor quando a cirurgia da catarata é realizada nos estágios iniciais. Portanto, o recomendável é que a cirurgia seja realizada logo que os primeiros sintomas apareçam.

Conheça os sintomas da catarata

É necessário internação?

No Hospital Visão Laser, o paciente chega andando para a cirurgia e sai andando no mesmo dia. Não há necessidade de internação.

Como é feita a anestesia? A cirurgia dói?

O Hospital Oftalmológico Visão Laser é um dos poucos lugares onde a cirurgia é realizada com anestesia tópica (realizada através de colírios) acompanhada de sedação por médico anestesista. Os pacientes ficam completamente confortáveis durante todo o procedimento. Na cirurgia de catarata do Hospital Visão Laser não são necessários pontos e a recuperação da visão é quase imediata. Os pacientes podem sair da cirurgia caminhando e já enxergando. Como o Hospital Visão Laser dispõe de equipamentos de última geração de anestesia geral, se necessário, pode-se realizar qualquer tipo de cirurgia em crianças e pessoas muito ansiosas que não conseguem ficar acordadas e relaxadas no momento da cirurgia.

Quanto tempo leva a cirurgia?

A cirurgia leva em média 15 minutos.

agende uma consultaentre em contato

Quanto tempo após a cirurgia o paciente pode retornar às suas atividades normais?

Os pacientes podem retornar às suas atividades profissionais em poucos dias. Toda a medicação pós-operatória é à base de colírios. Ao restabelecer a visão, a cirurgia da catarata proporciona aos pacientes maior independência, retorno às atividades que dependiam de uma boa visão e mais qualidade de vida.

A catarata pode voltar?

Após realizada a cirurgia, o paciente fica definitivamente livre da catarata.

Existe a possibilidade de abandonar o uso do óculos após a cirurgia de catarata?

Sim, existe! Implantando uma das lentes intra-oculares que proporcionam independência dos óculos.

Por que implantar uma lente intra-ocular?

Lente intra-ocular Após a remoção do cristalino nebuloso (catarata), uma lente intra-ocular deverá ser implantada para que seja retomada a nitidez da visão. É muito importante que seja implantada uma lente de alta qualidade, para que além de segurança, o paciente tenha uma ótima visão. O Hospital Visão Laser faz uso de lente intra-ocular dobrável e de alta qualidade, permitindo que a mesma seja implantada no olho através de um microorifício e resulte numa visão de alta definição.

Se compararmos ilustrativamente com os televisores, existem as lentes que oferecem visão similar à imagem das antigas TVs de Tubo, passando pelas TVs de Tela Plana, chegando às mais mordernas como as TVs de alta definição FULL HD. O Hospital Oftamológico Visão Laser pioneiramente dispõe para oferecer a seus pacientes as lentas mais modernas do Brasil.

Tipos de lentes intra-oculares

Em um estudo clínico realizado nos Estados Unidos, 80% dos pacientes que receberam a lente intra-ocular do tipo LIO AcrySof® ReSTOR® foram capazes de realizar tarefas diárias (ler, ir ao supermercado, dirigir, etc) sem o uso de óculos. Nos pacientes em quem foram implantadas as lente intao-culares normais (LIO´s monofocais), apenas 5% destes foram capazes de realizar as mesmas atividades.

Lente monofocal
Lente multifocal

Lente Dobrável Multifocal:

  • Tecnológica, importada, maleável
  • Ótima visão para: longe, intermediário e perto
  • Independência de óculos
  • Filtros UVA e UVB
  • Recuperação rápida

A AcrySof® ReSTOR® é uma Lente Intra-Ocular (LIO) que substitui o cristalino possibilitando enxergar de perto e de longe sem o uso de óculos. Incorpora as tecnologias refrativa e difrativa e é o maior e mais recente avanço tecnológico em termos de lentes intra-oculares. Proporciona visão de perto, intermediária e de longe simultaneamente.

Uma LIO monofocal padrão utiliza o princípio da refração, o que quer dizer que ela direciona os raios de luz até um ponto focal. Infelizmente, este único ponto focal proporciona visão nítida apenas para uma única distância. Um objeto mais perto ou mais longe do que esta distância ficará ligeira ou significativamente borrado (embaçado). Assim, será necessário o uso de lentes corretivas, como óculos, para proporcionar visão funcional de perto, intermediária e de longe, simultaneamente.

Como é medido o grau da lente intra-ocular?

Através da utilização de um aparelho chamado Biometro de imersão e IOL Master, que define com precisão o grau da lente. O Hospital Oftamológico Visão Laser dispõe dos Biometros mais precisos do mundo.

O implante da Lente Intra-ocular é permanente?

A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo. Por isso é necessário que seja a melhor lente intra-ocular existente no momento.

agende uma consultaentre em contato

Importante:

Todas as informações contidas nesse site tem carácter informativo e educacional. Nenhuma providência deverá ser tomada sem consultar o seu oftalmologista, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.