A importância da consulta com um oftalmologista experiente

agende uma consultaentre em contato

A maior preocupação do Hospital Visão Laser é prevenir o avanço de doenças graves, ou evita-las através do diagnóstico precoce. Graças a modernos equipamentos e aos oftalmologistas experientes que o hospital tem a disposição, hoje, é possível prevenir, tratar e curar diversas doenças que há algum tempo atrás eram consideradas incuráveis. Ponrtanto, surge a importância de realizar consultas com um oftalmologista regularmente. O acompanhamento ocular é importante toda a vida, mas em algumas fases alguns cuidados mais específicos são necessários.

Crianças: prevenção enquanto há tempo!

A maior preocupação com crianças até 10 anos é que, geralmente, não sabem informar exatamente o que estão sentindo. É muito comum que a criança aparente ter uma visão perfeita, porém, por apresentar alguma disfunção ocular desde nascida, acaba se acostumando com seu estado de visão e acredita que está tudo normal. Portanto, é importante que a criança seja levada a um oftalmologista experiente, que vai saber interpretar melhor os eventuais sintomas.

Nessa fase é muito comum o aparecimento de estrabismo, que pode ser facilmente diagnosticado, e corrigido com uso de óculos, ou em casos mais específicos, tratamento cirurgico.

Outro caso muito comum, é a criança apresentar uma visão perfeita em um olho, porém o outro com visão prejudicada. Se diagnosticado e tratado ainda nessa fase, as chances de sucesso são muito grandes. Mas, caso o problema chegue a um estado avançado, o tratamento fica muito mais difícil. Além de tudo isso, existe uma relação muito grande entre problemas de visão e baixo desempenho escolar.

O Hospital Visão Laser conta com profissionais experientes e gabaritados, que com o auxílio dos equipamentos mais modernos do Brasil, tem totais condições de avaliar a saúde ocular da criança com precisão.

Por que o acompanhamento de um oftalmologista na saúde ocular dos adolescentes é importante?

Nessa fase, o ideal é que os problemas oculares já tenham sido detectados e corrigidos (ou estejam em tratamento). Entretanto, algumas doenças podem aparecer também nessa fase, como por exemplo, descolamento de retina.

Assim como acontece com as criaças, é importante o acompanhamento da saúde ocular do adolescente, principalmente em casos em que ele esteja apresentando um desepenho escolar baixo.

Adultos: descobrir e tratar precocemente problemas de visão.

Na fase adulta, as recomendações são parecidas com as da fase de adolescência. Quando adulto, o paciente deve consultar seu oftalmologista regularmente para garantir que caso alguma doença ocular apareça, essa seja precocemente diagnosticada e tratata. Porém, para aqueles que já apresentam algum problema mais significativo, o acompanhamento médico deve ser mais frequente.

Nessa época da vida, geralmente começar a ocorrer algumas alterações no tecido ocular, ressaltando a importância da consulta com oftalmologista. Perto dos 40 anos, é comum que os pacientes comecem a apresentar sintomas de "vista cansada" (que resumidamente, é a perda de ajuste de foco na visão de perto). Além disso, uma boa parte da população começa a desenvolver glaucoma, que se não for bem tratada, pode levar a perda irreversível da visão.

Em alguns casos, pode ocorrer o aparecimento precoce de catarata, reforçando ainda mais a importância de consultar seu oftalmologista regularmente.

Acompanhamento dos idosos

O paciente que passou por todas essas fases da vida com um acompanhamento oftalmologico regular, provavelmente chegar nessa fase com uma boa visão. Mas não é por isso, que agora pode descuidar-se. Por outro lado, muitos pacientes precisam de um tratamento intensivo nessa fase da vida, justamente porque houve um relaxo nas decadas anteriores.

Nos idosos, o mais comum é o desenvolvimento de catarata. A necessidade de mudar o grau de óculos frequentemente, é um forte indício de avanço da catarata.

Horario de funcionamento do Hospital Visão Laser

Não importa em qual dessas fases você se encaixa, não deixe de agendar uma consulta com um de nossos oftalmologistas e goze de uma boa visão durante toda a vida!

Segunda a sexta: das 08:00 às 20:00
Sábado: das 08:00 às 12:00

agende uma consultaentre em contato

Importante:

Todas as informações contidas nesse site tem carácter informativo e educacional. Nenhuma providência deverá ser tomada sem consultar o seu oftalmologista, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.